
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Joaquim Gomes promove, nesta sexta-feira (16), um fórum voltado ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. O evento faz parte da Campanha Maio Laranja, ação nacional de conscientização sobre a importância da proteção infantil, e acontecerá no Fórum da Comarca de Joaquim Gomes, das 8h30 às 12h.
O encontro reunirá profissionais da Rede de Proteção à Criança e Adolescente dos municípios de Joaquim Gomes e Flexeiras, abordando temas fundamentais para o fortalecimento das ações preventivas e da garantia de direitos.
A programação conta com palestras de especialistas da área jurídica e social, trazendo orientações sobre a escuta especializada, relatórios técnicos e estratégias de enfrentamento à violência sexual.
A defensora pública Elaine Zelaquett de Souza Correia vai falar sobre a Campanha Maio Laranja e o juiz Antônio Íris da Costa Júnior, da Comarca de Joaquim Gomes, vai abordar o tema “Escuta Especializada”. Também estará presente a promotora de Justiça Andrea de Andrade Teixeira que vai orientar sobre os relatórios elaborados pelas equipes de atendimento.
Após as palestras, haverá um momento de debates e considerações finais, reforçando a troca de experiências e aprofundando a discussão sobre medidas protetivas.
O evento é gratuito e voltado aos profissionais que atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
Campanha
A Campanha Maio Laranja marca o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. Segundo a coordenadora do CREAS, Alda Lúcia, o evento é fundamental para alertar e capacitar os profissionais que atuam na proteção infantil.
“O dia 18 de maio é marcado pela campanha ‘Faça Bonito’, um movimento nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil. Este fórum será totalmente focado nesse tema, conduzido por especialistas. É uma questão de grande relevância, pois essa lei foi instituída em 2000 pela Lei Federal nº 9.970, em memória da menina Aracely”, enfatizou Alda.